Aplicação e Técnicas para Indicadores da Qualidade
Objetivo
Capacitar os participantes a aplicar técnicas e práticas da metodologia de medição, análise e melhoria, segundo os requisitos da norma ISO 9001:2000
Público alvo
Profissionais e Gerentes envolvidos na implantação dos Sistemas de Gestão da Qualidade da série ISO 9000 nas organizações
Programa
1. Requisitos da ISO 9001:2000 relativos à medição.
1.1 Análise e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
1.2 Medição e monitoramento da satisfação de clientes e auditoria interna.
1.3 Medição e monitoramento processos e produtos.
1.4 Controle de produtos não-conformes.
1.5 Análise de dados.
1.6 Melhoria contínua, ação corretiva e ação preventiva.
2. Fundamentos sobre gestão e indicadores.
2.1 Conceitos e definições,
2.2 Importância das características nos produtos e processos.
2.3 Conceito e definição de indicadores.
2.4 Eficácia e eficiência.
2.5 Metas e resultados dos indicadores.
2.6 Benchmark, Benchmarking e os indicadores.
3. Melhoria e os resultados do negócio.
3.1 Analisando dados e resultados.
3.2 Melhorando o desempenho apresentado pelos resultados dos indicadores.
3.3 Noções de interpretação da variação dos resultados.
3.4 Tratando a melhoria contínua, ação corretiva e ação preventiva.